Como melhorar o ranking do seu blog de vinhos no Alexa 27


11

Alexa.com é uma empresa da Amazon que informa dados de tráfego para todos os sites do mundo.

Se você nunca ouviu falar do Alexa.com, vou te apresentar o ranking da internet mais importante que existe. Alexa é uma empresa da Amazon.com, que mede tráfego para todos os sites do mundo. É bem importante no mundo virtual e anunciantes usam os dados do Alexa para saberem se vão ou não anunciar em um blog ou site.

Desde o final de janeiro, meu site pulou do ranking 36.000 no Brasil para 10.000. Alcancei muitos sites de vinhos que estavam aí há anos e resolvi contar o segredo hoje em 5 passos. Mas primeiro uma frase que adoro de economia: “there ain’t no such thing as a free lunch”, ou seja nada é de graça.

1) Transforme seu blog em site:

Eu demorei para tomar essa decisao e fiz somente em janeiro deste ano. Como blog você nao tem as maiorias das ferramentas do Google para sites e nem é possível certificar seu site no Alexa. Ainda há diversas ferramentas, como google translator, que blogs não aceitam. Mas PRE-PA-RA: ter site é super difícil, exige um esforço tremendo, muito mais horas quebrando a cabeça. No meu primeiro mês de site, mudei de provedor 2 vezes, o site ficou fora do ar durante várias horas em vários dias e tenho dedicado muito mais meu tempo ao site do que a escrever. Ah e tem custo!

2) Conteúdo é rei:

Isso tem em todo post sobre ranking da Alexa. O conteúdo é a parte mais importante do site. Não adianta seu site falar de algo que não interessa. Procure temas interessantes, bom conteúdo, inove, repense, escreva bem e escreva certo. Um texto de no mínimo 300 palavras é o mais indicado, mas vale fazer maior ou menor se o tema pedir. E esqueça títulos longos! O google não gosta títulos com mais de 70 caracteres. Comece a fazer contas. Isso faz parte de algo chamado SEO, Search Engine Optimization.

3) Espalhe por aí:

Redes sociais são essenciais. O Facebook é um dos meus maiores públicos, mas tenho cliques do Instagram, do Twitter e até do Linkedin. Redes sociais tem um efeito viral, espalhando bons posts pelos quatro cantos do país. Mas não faça spam enviando para centenas de grupos. Crie um público e deixe ele decidir se compartilha ou não o seu artigo. Além desses, Google+ tem ganhado bastante importância. Melhor abrir uma conta lá rapidamente.

4) Pingue-Pong:

Sabe o que é fazer ping? Eu também não sabia. Mas são ferramentas que compartilham seus links com outros sites, criando mais público e visibilidade. Eu uso muito Pingo-matic, Social Monkey e Feedshark. Deve valer mais para o exterior do que para o Brasil, mas não custa tentar. Há as versões pagas, mas que não tem muito alcance no Brasil e li em um site que é como fazer pacto com o diabo, porque o Google não gosta de nada pago e pode penalizar seu site. Cuidado!

5) Alexa é a rainha:

Crie uma conta no Alexa, certifique seu site. Esses são passos básicos. Assim você pode controlar como vai indo seu site, compará-lo com seus concorrentes e ver onde você pode melhorar. Outra dica que vi na Internet é baixar a barra de ferramenta da Alexa e colocar o widget do Alexa Rank no seu site. Se ajudou não sei, mas eu fiz.

44% de aumento no tráfego em um mês, fazendo poucas alterações.

44% de aumento no tráfego em um mês do Damadovinho.com.br, fazendo poucas alterações.

Com tudo isso, meu site teve um desempenho 44% melhor em Fevereiro e pelo visto Março será outro recorde.

Agora porque compartilhei isso, se ninguém gosta de ajudar a concorrência? Nada é de graça, se lembra? Então agora vem o passo 6:

6) Comment Luv:

o Comment Luv é um aplicativo para sites, em que o visitante faz um comentário e eu recompenso fazendo com que o último post desse visitante apareça. Eu nunca entendi porque eu teria que dar a chance do concorrente ter o post no meu blog, mas aparentemente isso ajuda o site a ter mais seguidores.

Então agora como recompensa você pode compartilhar esse post nas redes sociais ou deixar um comentário para mim. O que vai ser? Ou vai almoçar de graça?

 

Comentários

comments


Leave a Reply

27 thoughts on “Como melhorar o ranking do seu blog de vinhos no Alexa